No último dia 13 de novembro, tive o privilégio de ministrar uma palestra no Anfiteatro Rosa do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) da Universidade de São Paulo, sobre o Marco Legal de CT&I. Muito mais do que um conjunto de normas, esse marco estabelece um novo caminho para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador do Brasil. Agradeço ao Rafael Fassio, Ph.D pelo desenvolvimento do toolkit (https://lnkd.in/djga6t5V), base para a minha apresentação!
Mas será que estamos prontos para abraçar todas as oportunidades e superar os desafios que ele traz?
💡 Compartilho aqui alguns dos principais insights que trouxe na minha fala:
1️⃣ Simplificação e Fomento – Processos de contratação pública foram simplificados, mas será que a burocracia ainda é um obstáculo?
2️⃣ Inovação Colaborativa – Ferramentas como hackathons e PMIs (Procedimentos de Manifestação de Interesse) para ouvir a sociedade e explorar soluções inovadoras e “fora da caixa”.
3️⃣ Transparência Total – Publicação de processos e resultados em hotsites, com ampla documentação para engajar a sociedade. Transparência é o pilar, mas como garantir que ela traga impacto real?
⚖️ Podemos ainda listar alguns desafios e questões importantes:
👉 A assimetria de informações ainda persiste entre instituições e o mercado. Como alinhar expectativas e capacidades?
👉 Será que o modelo de “make-or-buy” permite flexibilidade suficiente para adaptação em um cenário de incertezas tecnológicas?
👉 E o risco tecnológico? Como evitamos que a tentativa e erro tão necessária para a inovação se torne um ônus para as instituições públicas?
O Marco Legal de CT&I oferece uma estrutura promissora, mas cabe a nós, como gestores e agentes da transformação, torná-lo uma realidade prática e aplicável.
🌐 Curioso para saber mais? Veja a apresentação clicando na imagem abaixo:
#Ciência #Inovação #Tecnologia #MarcoLegalCTI #GestãoPública #InovaçãoAberta #USP #TransformaçãoDigital #Transparência #FábioCorreaXavier #CIO50 #MapadaLiderança