Compartilhe:

A IA generativa está na boca do povo – e também na agenda de todas as organizações. Mas ela é o santo graal que vai resolver todos os problemas?

Eu acredito que a IA generativa não é essa panaceia tão falada e seu uso eficaz tem vários desafios a serem superados.

Um artigo do portal CIO Online discute esses desafios, na perspectiva do CIO, para uma adequada implementação de IA generativa no ambiente de trabalho.

Aqui estão alguns pontos-chave que achei particularmente relevantes:

1️⃣ Parcerias Produtivas: A chave para o sucesso da estratégia de IA generativa está em garantir parcerias produtivas entre usuários finais da organização e ferramentas de software inteligentes. Esta relação, que pode ser complexa, exige treinamento e orientação contínua.

2️⃣ Desafio da Coexistência: um grande desafio consiste em preparar usuários finais – todos os profissionais independentemente do nível de qualificação – para coexistir com a IA generativa. Apesar da visão de muitos analistas e CEOs de que a IA é uma ferramenta, e não um substituto, a rápida implementação da IA em tarefas humanas tem desafiado esse entendimento.

3️⃣ Aumento da Produtividade: Atualmente, a maioria dos CIOs está utilizando IA generativa para melhorar a produtividade e eficiência, com 77% deles adotando essa abordagem, segundo o Gartner.

4️⃣ Transformação do Trabalho: A evolução da tecnologia e de seu uso está transformando como os trabalhadores utilizam as ferramentas ao longo do tempo, com interfaces cada vez mais refinadas e adaptadas ao comportamento humano.

5️⃣ Necessidade de Upskilling e Governança: As inovações exigem que os CIOs desenvolvam estratégias de upskilling e governança para garantir que os funcionários possam se beneficiar das novas implementações de IA generativa.

6️⃣ Equilíbrio entre Custo e ROI: Para CIOs e CTOs, equilibrar o custo versus o retorno sobre o investimento em soluções de IA generativa é um ato muito complexo, considerando que essas soluções são caras para construir e implementar.

🔍 Conclusão: A IA generativa não é uma ferramenta que se configura e esquece. Seu uso requer supervisão humana, experiência para garantir precisão, resultados de qualidade e segurança. Para os líderes de TI, o desafio é ter uma estratégia adequada, considerando a força de trabalho da empresa como uma das principais bases.

🤖 #IA#TransformaçãoDigital#FuturoDoTrabalho#InteligênciaArtificial#mindset

Fábio Correa Xavier

Mestre em Ciência da Computação | Professor | Colunista da MIT Technology Review Brasil | Inovação, Privacidade e Proteção de Dados | Membro IAPP, GovDados

Categories: