Alerta de Cibersegurança em Prefeituras Paulistas

Compartilhe:

O recente ataque cibernético sofrido pela @Prefeitura de #Suzano e também pelo portal da Prefeitura do #Guarujá (saiba mais na matéria do site Security Report) acende um alerta sobre a importância da cibersegurança em órgãos públicos municipais. Apesar de não ter as prefeituras alegarem que não houve perda ou roubo de dados, esses casos são um lembrete das vulnerabilidades nos sistemas tecnológicos das #prefeituras.

Corroborando com essa preocupação, os dados trazidos pelo Índice de Efetividade da Gestão Municipal (#IEGM) do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo são alarmantes:

🔺 90% das prefeituras paulistas não possuem PDTI.
🔺 90% não têm encarregado de dados.
🔺 81% não possuem política de segurança.
🔺 81% carecem de plano de continuidade de negócios.
🔺 46% não têm política de backup.
🔺 61% não investem em capacitação e treinamento em cibersegurança.

A cibersegurança deve ser uma prioridade, não apenas para proteger dados, mas para garantir a continuidade de serviços essenciais à população.

É tempo de mudar. Investimento em segurança digital é investimento no bem-estar da população e na integridade de nossas instituições.

O que vocês acham que pode ser feito para mudar esse cenário? Deixe sua contribuição nos comentários.

#Cibersegurança #PrefeiturasPaulistas #IEGM #TCESP #CiberAtaque #ProteçãoDigital

Fábio Correa Xavier

Mestre em Ciência da Computação | Professor | Colunista da MIT Technology Review Brasil | Inovação, Privacidade e Proteção de Dados | Membro IAPP, GovDados