3 de abril de 2025

ChatGPT expõe dados de usuários e abre brecha para ataques cibernéticos

⚠️ A empresa OpenAI, responsável pela inteligência artificial do #ChatGPT, confirmou o vazamento de dados sensíveis de usuários, incluindo o histórico de conversas e informações de pagamento.

🐞 O vazamento foi causado por um #bug em uma biblioteca open source que expôs os dados durante uma janela de nove horas na segunda-feira passada (20) e pode ter afetado 1,2% dos assinantes do ChatGPT Plus.

📣 A OpenAI disse que notificou os usuários afetados e tomou medidas para corrigir o bug e melhorar a segurança dos seus servidores e chegou a desligar os seus servidores.

👀 A empresa de segurança cibernética GreyNoise alertou que um novo recurso do ChatGPT que permite o uso de plugins pode ser explorado por criminosos para desenvolver ataques maliciosos com a ajuda da inteligência artificial.

❓ E aí, dá para confia no ChatGPT?

Essa é o que muitas pessoas devem estar se perguntando depois dessa violação de dados pessoais e da ameaça de ataques cibernéticos envolvendo a inteligência artificial mais popular do momento. A OpenAI diz que tomou medidas para resolver o incidente e promete reforçar a segurança, mas será que isso é suficiente?

Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe este post com seus amigos para alertá-los sobre os riscos do ChatGPT.

Saiba mais no link abaixo:

#ChatGPT#VazamentoDeDados#SegurançaCibernética#OpenAI#InteligênciaArtificial#opensource

Fábio Correa Xavier

Fábio Correa Xavier é Mestre em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo,com MBA em Gestão de Negócios pelo Ibmec/RJ, e Especialização Network Engineering pela Japan International Cooperation Agency (JICA). Atualmente é CIO do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Professor e Coordenador de graduação e pós-graduação e colunista da MIT Technology Review Brasil e da IT Forum. Possui as certificações CIPM e CDPO/BR (IAPP – International Association of Privacy Professionals), CC((ISC)² e EXIN Privacy and Data Protection. É autor de vários livros sobre tecnologia, inovação, privacidade, proteção de dados e LGPD, com destaque para o Best Seller “CIO 5.0“, semifinalista do Prêmio Jabuti 2024 e destaque da Revista Exame e também de Mapa da Liderança.

Related Post