ter. jan 28th, 2025

Estamos Prontos para o Futuro?

Compartilhe:


O artigo da McKinsey & Company sobre a revolução das habilidades de IA generativa me deixou com uma pergunta inquietante: Estamos realmente preparados para a transformação radical que está por vir?

A ideia de que cada empresa precisa se tornar uma empresa de software não é nova, mas o que me chamou a atenção é o quanto a IA generativa está mudando o jogo. Estamos falando de uma tecnologia que não apenas automatiza tarefas repetitivas, mas que também está começando a assumir funções complexas como desenvolvimento de software, design de interfaces e até mesmo gestão de produto. Isso significa que os papéis que conhecemos hoje vão mudar drasticamente.

Ah, não é que não precisaremos mais dos profissionais de TI, como alguns supostos “especialistas” defendem.

Imagine uma equipe de desenvolvimento onde um engenheiro não é mais um “fazedor” de código, mas um “revisor” de código gerado por IA. É como se estivéssemos prestes a assistir a fusão de papéis e a criação de novos, onde a adaptabilidade e a aprendizagem contínua não são mais um diferencial, mas uma necessidade de sobrevivência.

Estamos realmente prontos para desaprender o que sabemos e nos adaptar a essa nova realidade? Ou estamos presos a antigas estruturas e mentalidades que não servem mais? Muitas empresas ainda veem a IA generativa como uma ferramenta experimental, mas já estamos no ponto em que ela pode definir o sucesso ou o fracasso de uma organização.

Vale a reflexão: como estamos nos preparando para essa transformação? A IA generativa é uma ameaça ou uma oportunidade? E o mais importante, estamos prontos para reimaginar nossos papéis e desenvolver novas habilidades para prosperar nesse novo mundo?

Vale a leitura do artigo completo.



hashtag#InteligênciaArtificial hashtag#Inovação hashtag#TransformaçãoDigital hashtag#FuturoDoTrabalho hashtag#FábioXavier

Fábio Correa Xavier

Mestre em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo,com MBA em Gestão de Negócios pelo Ibmec/RJ, e Especialização Network Engineering pela Japan International Cooperation Agency (JICA). Atualmente é CIO do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Professor e Coordenador de graduação e pós-graduação e colunista da MIT Technology Review Brasil e da IT Forum. Possui as certificações CIPM e CDPO/BR (IAPP - International Association of Privacy Professionals), CC((ISC)² e EXIN Privacy and Data Protection. É autor de vários livros sobre tecnologia, inovação, privacidade, proteção de dados e LGPD, com destaque para o Best Seller "CIO 5.0", semifinalista do Prêmio Jabuti 2024 e destaque da Revista Exame e também de Mapa da Liderança.

Related Post