Como os EUA planejam proteger o ciberespaço em 2023: conheça os cinco pilares da nova estratégia americana de segurança cibernética

Compartilhe:

A Estratégia Nacional de Segurança Cibernética (National Cibersecurity Strategy) dos EUA é um documento que apresenta a visão e as ações do governo dos EUA para proteger seu ciberespaço e o de seus aliados. O documento foi lançado em março de 2023 e substitui a estratégia anterior, que vigorava desde 2018. O objetivo da estratégia é criar um ecossistema digital seguro, resiliente e alinhado com os valores de respeito aos direitos humanos e liberdades fundamentais.

A estratégia é baseada em cinco pilares principais:

  1. Defender a infraestrutura crítica, que inclui setores como energia, transporte, saúde e finanças, de ataques cibernéticos que possam afetar a segurança nacional, a economia e a sociedade.
  2. Interromper e desmantelar ameaças de atores mal-intencionados no ciberespaço, que podem ser Estados, grupos terroristas, criminosos ou hackers, utilizando todos os instrumentos do poder nacional, como diplomacia, sanções, inteligência e operações militares.
  3. Moldar as forças do mercado para impulsionar a segurança e a resiliência, incentivando o desenvolvimento e a adoção de padrões, práticas e tecnologias que melhorem a proteção de dados, sistemas e redes.
  4. Investir em um futuro resiliente, promovendo inovação, pesquisa, educação e treinamento em segurança cibernética, bem como a modernização da infraestrutura digital do governo e do setor privado.
  5. Forjar parcerias internacionais para perseguir objetivos comuns, trabalhando com aliados e parceiros para fortalecer as normas, princípios e regras de comportamento responsável no ciberespaço, bem como cooperar para prevenir, responder e atribuir ataques cibernéticos.

Para implementar essa estratégia, o governo dos EUA propõe duas mudanças fundamentais na forma como aloca papéis, responsabilidades e recursos no ciberespaço:

  • Transferir a responsabilidade pela defesa cibernética de indivíduos, pequenas empresas e governos locais para organizações mais capazes e melhor posicionadas para reduzir os riscos para todos, tanto no setor público quanto no privado.
  • Reequilibrar incentivos e investimentos entre a construção de uma base segura e resiliente para o futuro do ecossistema digital e a defesa contra as ameaças urgentes do presente. Este é um resumo dos principais pontos da Estratégia Nacional de Segurança Cibernética dos EUA.

Para mais detalhes, você pode acessar o documento completo no link abaixo.

Fábio Correa Xavier

Mestre em Ciência da Computação | Professor | Colunista da MIT Technology Review Brasil | Inovação, Privacidade e Proteção de Dados | Membro IAPP, GovDados