Conheça o Microsoft Copilot

Compartilhe:

Já ouvimos bastante coisa sobre o potencial do ChatGPT, modelo de linguagem (LLM) desenvolvido pela OpenAI, uma organização de pesquisa em inteligência artificial. O ChatGPT foi treinado em bilhões de palavras extraídas da internet e é capaz de gerar textos coerentes e criativos sobre diversos assuntos. O GPT-4 é a próxima geração do ChatGPT, que ainda está em desenvolvimento pela OpenAI. Ele promete ser mais poderoso e versátil do que o seu antecessor, podendo gerar textos mais longos, complexos e personalizados.

Sabemos que a Microsoft investiu bilhões de dólares para ter exclusividade nas soluções desenvolvidas pela OpenAI, inclusive para usar o ChatGPT e outros LLMs em seus produtos e serviços.

Um dos primeiros resultados dessa parceria foi a integração do bing com o chatgpt. O bing é um mecanismo de busca da Microsoft. Ao combinar os dois sistemas, é possível obter respostas mais informativas, visuais, lógicas e acionáveis para as consultas dos usuários, além de interagir com eles de forma positiva, educada, interessante e divertida. A integração também permite que o bing gere conteúdos variados como poemas, histórias, códigos, ensaios, músicas e paródias de celebridades usando o chatgpt. No entanto, a integração tem algumas limitações e regras que devem ser respeitadas para garantir a segurança e a qualidade do serviço.

O Microsoft Copilot

O Microsoft Copilot é um recurso de inteligência artificial que se integra ao Microsoft 365, a suíte de aplicativos de produtividade da Microsoft. Ele combina o poder dos grandes modelos de linguagem (LLMs) com os dados do Microsoft Graph, que reúne informações como calendário, e-mails, chats, documentos, reuniões e contatos. O Copilot usa esses dados para gerar textos, planilhas, apresentações e outros conteúdos com base em comandos ou prompts em linguagem natural.

Segundo a Microsof, o Copilot é mais do que o ChatGPT incorporado no Microsoft 365, pois é um mecanismo de processamento que combina o poder dos LLMs com os apps do Microsoft 365 e os dados de negócios das organizações no Microsoft Graph. O Copilot pode ajudar as pessoas a serem mais criativas no Word, mais analíticas no Excel, mais expressivas no PowerPoint, mais produtivas no Outlook e mais colaborativas no Teams.

A integração do Copilot com o ChatGPT é uma nova funcionalidade que permite aos desenvolvedores interagir com a inteligência artificial do Copilot usando uma interface de chat semelhante à do ChatGPT. Assim, é possível fazer perguntas em linguagem natural, pedir ajuda, solicitar tarefas e receber explicações sobre o código. O Copilot também reconhece o código escrito e as mensagens de erro, e sugere correções de bugs, testes unitários e documentação personalizada. A integração do Copilot com o ChatGPT usa o modelo de linguagem GPT-4 da OpenAI como base.

Fábio Correa Xavier

Mestre em Ciência da Computação | Professor | Colunista da MIT Technology Review Brasil | Inovação, Privacidade e Proteção de Dados | Membro IAPP, GovDados