Muito se fala da importância da inovação, que permite aumentar a competitividade digital e a criação produtos com maior valor agregado e, assim, mais retorno financeiro.
Mas como impulsionar ou transformar o ecossistema de inovação no Brasil?
O prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu, da Fundação Dom Cabral, aborda o tema com maestria, em uma entrevista ao Valor Econômico.
Para ele, o país precisa enfrentar três grandes barreiras:
1) Mais incentivo para pesquisa e desenvolvimento, pois não se faz inovação sem investimento em pesquisa. A ideia é importante, mas não se inova somente com a ideia, como já abordei em um artigo na MIT Technology Review Brasil: https://lnkd.in/d8GTshKC
2) Formação e qualificação das pessoas, especialmente no que o prof. Hugo Tadeu chamou de hard sciences. Aqui cabe uma observação: todo mundo é capaz de inovar? A resposta é não, como pontuou o prof. Hugo Tadeu em uma palestra no https://lnkd.in/ddn5dcvz. As pessoas têm perfis diferentes e muitas não têm o perfil para inovar, mas são excelentes em atividades como gerenciamento, e operação do dia a dia, dentre outras.
3) Legislação para inovação, com a criação de incentivos para que o setor privado também invista em pesquisa e desenvolvimento, especialmente de longo prazo, de forma a inovar de forma transformacional.
A entrevista está disponível no link abaixo.