Você se preparou a vida toda para se tornar Chief Information Officer – CIO: se aperfeiçou tecnicamente, investiu em suas habilidades de liderança e motivação de equipes, estudou orçamento, investimento e tendências tecnológicas. E agora você é o CIO. O que fazer para não meter os pés pelas mãos?
O site especializado cio.com listou os 10 principais erros que CIOs novatos cometem.
Aqui, consolidei esses erros em 5 e inclui o sexto por experiência própria.
1. Mudar tudo rapidamente
Com a pressão de querer impressionar e deixar sua marca, acabam fazendo mudanças signficativas muita rapidamente. O melhor é definir expectativas realistas, para que a organização tenha condições de absorver as mudanças. É importante ouvir para entender o que funciona e o que não funciona dentro do departamento e da organização. Essa fase de aprendizado irá ajudar o novo CIO a entender como ele pode influenciar a mudança que a organização precisa. Ouça primeiro e aprenda, para só depois fazer seu movimento estrategicamente.
2. Manter as laranjas podres
Para manter uma boa primeira impressão, não é raro que o novo CIO queira manter todos na equipe, mesmo as pessoas tóxicas. Mas o trabalho de um líder é manter a equipe em harmonia e pessoas tóxicas não colaboram com isso.
3. Subestimar a importância da cultura organizacional
O novo CIO deve avaliar e entender a cultura organizacional e a cultura do seu departamento desde o início. Subestimar o poder da cultura organizacional pode ser o motivo do fracasso de qualquer estratégia, por melhor que ela seja.
4. Não se atentar ao papel político da função
Atualmente, o valor da TI para o negócio é reconhecido por todos. Contudo, é papel do CIO fazer parcerias com outras unidades de negócio da empresa, cultivando uma rede de relacionamento interna e até externa. O trabalho do CIO envolve relacionamento intenso com pessoas, relações públicas e até marketing. A comunicação e negociação é fundamental para o sucesso.
CIOs devem se atentar ao mundo exterior, criar relacionamentos com outros CIOs e profissionais, entender o mercado onde sua organização atual e buscar identificar oportunidades (insights) para utilização da tecnologia para a criação de vantagens competetivas para a sua organização.
Por fim, o CIO não deve se limitar a falar somente com a liderança sênior. É importante conversar com todos os níveis da organização. E também não pode esquecer da construção de relacionamentos com fornecedores, como forma de entender para onde o mercado está indo e como isso pode ser utilizado na sua organização.
5. Negligenciar o processo e a tecnologia herdada
Pessoas, tecnologias e processos. Essa é a base de qualquer solução. O novo CIO não pode negligenciar nenhum desses três pilares. Contudo, é comum que os pilares processos e tecnologia sejam deixados de lado. É importante descobrir quais são os processos, quais funcionam e quais precisam de melhoria. O mesmo vale para as tecnologias: o que tem na organização, o que está funcionando, o que precisa ser trocado/atualizado/substituído.
6. Deslumbramento
Por fim, o novo CIO não pode ficar deslumbrado. Ele tem que ter os pés no chão, entender que nada se faz sozinho, valorizar a equipe e cada conquista, por menor que seja. Os acertos são sempre da equipe. Os erros do líder.