O que é?
A Wikipedia é um dos pioneiros e maiores projetos colaborativos do mundo e conta com mais de 100.000 editores voluntários, que contribuem a construção e atualização de uma enciclopédia online, com milhões de artigos em praticamente todos os idiomas. Para ter uma ideia da magnitude da Wikipedia, mais de 17.000 novos artigos são adicionados a cada mês, e os artigos são editados continuamente, de forma a refletir as mais recentes pesquisas, insights e informações atualizadas. E há mais de 1.085.000 artigos somente no idioma Português.
Por que é importante?
Mas todo esse ecossistema depende de citações e fontes, por meio de hiperlinks, que garantam de alguma forma a precisão das informações. Assim, usuários e editores podem confirmar os fatos e dados de novos artigos ou de atualizações feitas a cada segundo. Porém, há muitos e muitos casos em que aparece a frase “citação necessária”, indicando a falta de um referência válida ou de qualidade. E pior, pode ser que os hiperlinks dos artigos, que deveriam levar para fontes confiáveis, não tenham nenhuma relação com o assunto tratado e servem apenas para dar um ar de confiabilidade e legitimidade para o fato.
Qual é a proposta?
É aqui que Meta acha que surgiu uma maneira de ajudar na verificação das citações. A Meta AI (que é o laboratório de pesquisa e desenvolvimento de IA da empresa) desenvolveu um modelo de aprendizado de máquina (machine learning) capaz de digitalizar automaticamente centenas de milhares de citações de uma só vez para verificar se elas suportam as informações correspondentes. O modelo foi treinado usando um conjunto de dados composto por 4 milhões de citações da Wikipedia, de forma que a nova ferramenta possa analisar efetivamente as informações de um artigo e as referências citadas, identificando as citações fraudulentas e, até mesmo, sugerir referências melhores.