3 de abril de 2025

Relatório da VMware mostra que ataques de deepfakes e zero day aumentaram

Compartilhe:

Segundo o Relatório Global de Resposta a Ameaças a Incidentes de 2022 da VMware, ataques de ransomware e comprometimento de e-mail comercial continuam sendo as principais causas de incidentes de segurança, chegando a ser causa de 70% dos incidentes, no período de maio de 2021 a abril de 2022. Contudo, o mesmo relatório mostra um grande e constante aumento nos ataques de deepfakes e explorações zero day.

A tecnologia Deepfake utilizar ferramentas de IA usadas para criar imagens, áudio e vídeos convincentes. Justamente por isso, está sendo cada vez mais usada para crimes cibernéticos, e acaba sendo eficas principalmente em campanhas de desinformação e disseminação de fake news. Esse tipo de ataque é utilizado principalmente por atores de estado-nação.

Ataques zero day se aproveitam de uma falha de segurança para a qual o fornecedor do sistema defeituoso ainda não disponibilizou uma correção para os usuários afetados. Para evitar isso, é muito importante manter os sistemas atualizados, com todas as correções aplicadas, o quanto antes.

Leia mais na matéria abaixo (em inglês):

Fábio Correa Xavier

Fábio Correa Xavier é Mestre em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo,com MBA em Gestão de Negócios pelo Ibmec/RJ, e Especialização Network Engineering pela Japan International Cooperation Agency (JICA). Atualmente é CIO do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Professor e Coordenador de graduação e pós-graduação e colunista da MIT Technology Review Brasil e da IT Forum. Possui as certificações CIPM e CDPO/BR (IAPP – International Association of Privacy Professionals), CC((ISC)² e EXIN Privacy and Data Protection. É autor de vários livros sobre tecnologia, inovação, privacidade, proteção de dados e LGPD, com destaque para o Best Seller “CIO 5.0“, semifinalista do Prêmio Jabuti 2024 e destaque da Revista Exame e também de Mapa da Liderança.

Related Post